Disciplinas disponíveis

Processo de Desenvolvimento do Planejamento Estratégico

Propor questões e estudo relacionando Finanças, Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional

Prover um sólido entendimento do processo decisório através de uma síntese das pesquisas de diversos campos acadêmicos tais como: psicologia cognitiva, ciência de decisão, economia e administração.


 Apresentar os principais conceitos e técnicas modernas para melhorar a qualidade das decisões.


Discutir os resultados das aplicações destas técnicas. 


Motivar os participantes para o desenvolvimento de pesquisas nesta área do estudo.

Objetivo Geral:    

O curso tem como objetivo apresentar e conceituar as decisões táticas e operacionais relacionadas ao Planejamento e Controle de Operações. São decisões de médio e curto prazo que influenciam os custos e a articulação das operações com outros setores das empresas.

Objetiva também familiarizar o aluno com os principais conceitos e ferramentas relacionados ao Planejamento e Controle de Operações, oferecendo repertório moderno de métodos e técnicas mais difundidos neste campo.

Objetivos Específicos:          

Apresentar ao aluno os aspectos conceituais básicos sobre Planejamento e Controle das operações; principalmente referente à previsão de demanda, ao planejamento agregado, à programação e controle e ao planejamento de projetos.



Objetivo Geral:

Introduzir o aluno na área de Operações.

Objetivos Específicos:

Situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos participantes como a administração das operações (industriais ou de serviços) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva.

Familiarizar o aluno com os principais conceitos e ferramentas relacionados à administração de operações, assim como à análise de diversos problemas envolvidos na área, através da utilização de técnicas específicas.

Permitir ao futuro gestor o conhecimento operacional e estratégico da área de Operações de forma a entender sua interrelação com as demais áreas da empresa e com o ambiente externo.